Sustentabilidade e casamento – a combinação que o planeta agradece! (Flaviane de Melo)

Postado em 19 de agosto de 2020 - Casamentos - 0 Comments

Sustentabilidade! Uma ideia bastante falada nos últimos tempos, que vem ganhando força e se atenta a colocar em prática ações que diminuem o impacto que causamos ao meio ambiente. Mas é uma causa que poucos se aventuram a encarar e colocar em prática.

E por que não aplicar isso aos casamentos? O que é um casamento sustentável? Quais ações podem ser aplicadas a esse momento tão especial para gerar menos impacto ambiental?

A grande maioria dos casamentos gera um enorme desperdício de recursos, isto é, no final de uma festa envolvendo convites, flores, decoração e tudo mais, a maioria dessas coisas não se reaproveita.

A mudança, que você pode propor com um casamento sustentável, pode inspirar muitos dos seus convidados e ainda deixar tudo com seu jeitinho (lindo e ecologicamente pensado).

E por falar em sustentabilidade, separamos algumas ideias bem legais para colocar tudo isso em prática. 

Local 

Escolha um lugar que precise de decoração mínima, o que ajudará a reduzir o custo e parecer simples e bonito. Se você puder e seu local tiver lindas mesas e cadeiras, tente ficar longe de toalhas de mesa, pois elas precisarão ser lavadas e secadas. Escolha um lugar bem arborizado, com muito verde; como uma casa de campo, sítio ou chácara, ou até mesmo na praia; que proporcionem um visual ainda mais agradável para compor com a decoração da festa. Prefira casar durante o dia e use a luz natural para dar maior luminosidade ao ambiente.

 

 

 

 

Convites 

Você pode fazer os seus convites com papel reciclado, imprimi-los em papel semente, enviá-los por e-mail e/ou usar tintas à base de água. 

 

 

Vestido

Considere comprar um vestido de segunda mão, lembre-se de que os vestidos de noiva são usados apenas por um dia e muitas noivas decidem vendê-los depois, então haverá muitas opções e você pode comprar um por uma fração do preço! Considere também o vestido de sua mãe ou de um membro da família e altere-o para que fique completamente diferente. A maioria dos vestidos tem que ser alterada para caber em você de qualquer maneira, então você ainda está economizando dinheiro apenas pagando para uma costureira fazer o trabalho. Você pode até ter um amigo que sabe costurar!

 

 

Cabelo 

As coroas florais e as flores são uma boa maneira de atualizar seu penteado de noiva. Se você preferir um visual mais minimalista, uma coroa verde ainda tem muito impacto.

 

 

Buquê

As flores possuem um papel muito importante no dia do casamento. Elas dão vida e conseguem alegrar qualquer ambiente! No Buquê de Noiva pode-se pensar em flores da estação, com um toque mais despojado e rústico. 

 

 

 

Flores 

Dê preferência a flores locais e da época. Desse jeito você consegue reduzir a pegada de carbono do seu casamento e ainda ter flores frescas em todo o seu esplendor. Outra vantagem, é que flores da época costumam ser mais econômicas. Monte arranjos em vasos ou até mesmo em potes de vidro em vários tamanhos e garrafas reaproveitadas. Para dar um clima ainda mais romântico à cerimônia, coloque velas recicladas.

 

 

 

Decoração

Para surpreender os convidados e ainda contribuir com o meio ambiente, coloque um mobiliário em madeira de demolição, que dão um toque vintage. Reaproveite caixotes de feira que também darão um toque especial ao ambiente. Lanternas e velas adicionam um pouco de iluminação ambiente, enquanto a vegetação suspensa adiciona uma aparência rústica.

 

 

Na área da cerimônia, um corredor cheio de musgo, samambaia e folhas irão impressionar seus convidados. Esta também é uma ótima ideia para enfeitar mesas de madeira, especialmente se você adicionar velas e vasos de vidro. Outra ideia bem original é dispor quadros, livros e demais objetos pessoais nos ambientes. Várias folhagens podem compor as mesas dos convidados. Adicionar tecidos também pode trazer ainda mais charme a sua decoração.

 

 

 

 

 

Cadeiras dos noivos 

Aproveite a atmosfera e se jogue no do it yourself! O DIY está mais na moda do que nunca! Os noivos cada vez mais estão envolvidos com ideias DIY originais e bonitas, que resultam na combinação perfeita. Figuras em papel kraft, colagens, cordas de sisal, barbantes, madeiras, plaquinhas pintadas…ideias não faltam para dar esse toque personalizado.

 

Cadeiras para convidados 

Com a configuração certa, as cadeiras não combinadas ficam muito bem juntas. Ideal se você está planejando o casamento. Procure cadeiras que não estão sendo usadas pela família e amigos, as pessoas sempre parecem ter extras escondidos no loft ou na garagem! 

 

 

Buffet 

Fale com o buffet responsável pelo evento para montar um cardápio ecologicamente correto, dando preferência para alimentos da estação e região, e utilizando produtos orgânicos.

 

 

Mesa do bolo 

Que tal bolos estilos “café da vó” para combinar com o ar rústico e simples? Ou um bolo de creme de manteiga em camadas parece delicioso do jeito que é, mas para uma decoração simples, adicionar algumas folhas de oliveira tem uma aparência bem sustentável.

Bebidas 

Uma boa ideia é ter um espaço para as bebidas. As suqueiras de vidro estão super na moda e facilitam a vida dos convidados, que podem se servir à vontade. Para deixar tudo gelado usando a criatividade, utilize itens que você já tem em casa como um grande balde de gelo ou que tal um carrinho de mão cheio de cerveja? É ousar demais? Kkk… Opte por latinha de cerveja porque ela é mais reciclável que o vidro no Brasil.

Lembrancinhas 

Pense em itens que podem ser reutilizados, tais como, potes de mel; vidrinho de sal grosso; latinhas de velas perfumadas; vasinho de fibra natural com sementes; mudas de plantas.

 

 

 

Então lembre-se: reduzir, reutilizar e reciclar. A partir disso, convidamos você a uma reflexão para buscarmos esse equilíbrio: sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Você também pode gostar

Gostou do Espaço Shangrilá? Vem conversar com a gente!

Você pode entrar em contato para tirar dúvidas ou até mesmo marcar uma visita.

logo-shangrila-footer

Copyright 2017 © Todos Direitos Reservados

Por 21bitz