O Dia do Consumidor e os seus direitos na hora de casar!

Postado em 12 de março de 2020 - Casamentos - 0 Comments

No dia 15 de março é comemorado o dia do consumidor, e como forma de presentear quem é tão importante para nós, preparamos esse post com os direitos do consumidor na área de casamentos, além de um checklist passo a passo pra quem está planejando se casar!

Se você tem casamento marcado e está se sentindo perdida(o), você pode acessar nosso checklist(link) com tudo o que você precisa fazer mês a mês até a chegada do grande dia. Abaixo você confere uma das partes mais importantes para evitar dores de cabeça: seus direitos na hora de contratar uma empresa para seu casamento.

Nosso intuito nesse post é falar um pouco sobre como é previsto o direito do consumidor na área de casamentos para que, junto com nosso checklist, você esteja bem preparada(o).

Pesquise bem antes

Pesquisar a reputação das empresas que vão prestar os serviços e incluir no contrato tudo que foi combinado verbalmente é fundamental. Busque sempre indicações e verifique a competência da empresa que será contratada. Uma dica bacana é usar as ferramentas de busca na internet para pesquisar sobre os fornecedores.

Você sabia?

O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante que caso roupas e objetos estejam danificados, é possível pedir a substituição ou mesmo a devolução do dinheiro, por isso verifique previamente se as condições de tudo o que foi contratado estão em pleno acordo dias antes do casamento.

Não aceite venda casada!

Os fornecedores não podem impor a compra de produtos ou a contratação de outras empresas “parceiras”. Essa prática de acordo com o CDC(art.39,I) caracteriza venda casada e é abusiva, portanto, caso isso aconteça é recomendado rejeitar a proposta e, se necessário, denunciar a prática aos órgãos de defesa do consumidor.

Use e abuse da Degustação

Não existe nada melhor para comprovar a qualidade de uma empresa do que ver ela atuando ou testar previamente seus produtos e serviços antes da escolha. Por isso, experimente de tudo o que será servido na festa e peça para ver algum eventos organizados pelas empresas contratadas.

Mudanças na Oferta

Por melhor e mais organizada que uma empresa for, todo mundo está suscetível a imprevistos, porém mesmo nesses casos o consumidor é amparado pelo CDC. Caso haja alguma mudança no objeto ou serviço contratado o consumidor pode: exigir o cumprimento; o abatimento proporcional do valor pago; a devolução total ou parcial do valor pago.

Cuidados com o contrato

Na hora de assinar o contrato leve em consideração esses pontos:

  • Consumidor tem direito a cópia assinada;
  • Devem constar todos os detalhes como marcas, cores e tipos de produtos oferecidos;
  • Em caso de terceirização de serviços o nome de cada fornecedor deve estar no documento;
  • Tenha provas e testemunhas;
  • Rubrique todas as páginas e exija que o contratado também o faça;

 

Por fim…

Caso algo não saia como combinado, não se desespere! Manter a calma e a tranquilidade é fundamental para não deixar desconfortos prejudicarem o casamento. Tente um acordo amigável caso tenha mudanças, seja transparente com as insatisfações e busque acordos pacíficos.

 

E para garantir que tudo saia de forma ideal, preparamos um checklist super completo com o passo a passo e as principais decisões que aconselhamos para o seu casamento. Clique e confira!

 

 

 

 

 

 

 

Você também pode gostar

Gostou do Espaço Shangrilá? Vem conversar com a gente!

Você pode entrar em contato para tirar dúvidas ou até mesmo marcar uma visita.

logo-shangrila-footer

Copyright 2017 © Todos Direitos Reservados

Por 21bitz