O guia completo para escolher as flores do seu casamento

Postado em 09 de Abril de 2018 - Casamentos - 0 Comments

Beleza, paz, bem estar, ligação com a natureza, calma, amor, ternura… Todos estes fatores podem ser proporcionados pelo uso de flores no seu casamento. Cada planta pode despertar um sentimento ou causar uma impressão em seus convidados. Daí surge a grande pergunta: Como vou escolher quais flores usar no meu casamento? Para a grande maioria dos casais, encontrar flores que realmente demonstrem suas personalidades e expressem todo o sentimento vivido em um dos dias mais felizes de sua vida é um grande desafio. Felizmente, não existe uma receita pronta, nem dicas que devem ser seguidas a risca. Tudo relacionado a um casamento, inclusive as flores, depende do estilo dos noivos. Por isto, o Espaço Shangrilá vai te ajudar a encontrar maneiras de escolher o estilo que mais combina com você e com o seu dia maravilhoso.

Orçamento

Definindo o orçamento do casamento

A primeira coisa que se deve ter em mente, e na ponta do lápis, é o orçamento destinado para decoração. É muito importante entender, de uma forma realista, que você tem um valor específico para gastar. Só depois que este valor for estabelecido é que você deverá começar a pensar em quais flores deseja utilizar e aonde procura-las. Lembre-se que quanto maior a antecedência na hora de fazer o seu pedido, maior a chance de conseguir um belo desconto.

Local e estilo do casamento

Vários estilos de casamento

Onde será a cerimônia? E a festa? Você pretende realizar o seu casamento em uma igreja, na praia ou em uma área verde? Todos estes fatores influenciam de forma imensa na hora de escolher suas flores. Atualmente existem alguns estilos de casamento que mais se destacam. São eles:
Casamento rústico – Ideal para quem busca algo descontraído e leve.
Casamento vintage – Indicado para quem curte tendências do passado e busca romantismo.
Casamento no campo/praia – Pode parecer redundante, mas este é o estilo indicado para quem gosta de ar livre, belezas naturais e meio ambiente.
Casamento clássico – Este é especial para pessoas que gostam de manter as tradições.

Época do ano

Flores das estações

Temperatura, umidade do ar e disponibilidade da flor escolhida são tópicos diretamente ligados à estação vigente no dia do casamento. Portanto, é muito importante se atentar a estes detalhes na hora de escolher quais flores você quer usar, tanto na cerimonia quanto na sua festa.
Para facilitar a sua pesquisa, preparamos uma pequena lista:

  • Flores do verão: dezembro a março
    Lírios de todas as cores, callas, antúrios, cravos e cravíneas.Rosas, flor-de-lis, gérbera, amarílis, bromélia, bico-de-papagaio, flores e folhagens tropicais, astromélias, orquídeas phaleanopsis (o modelo branco, que existe também na versão pink).
  • Flores do outono: março a junho
    Jasmim do cabo, bico de papagaio, quaresmeira e buganvília, gérbera, hortência, flor-de-maio, azaléia, rabo-de-gato, margaridinha, begônia, bauinia, paineira, espatódea.
  • Inverno: junho a setembro
    Begônia, prímula, azulzinha, amor-perfeito, lupino, lírio-da-Paz, orquídea, flor-de-sino.
  • Primavera: setembro a dezembro:
    Lírios, lisianthus, boca-de-leão, crisântemo, gérbera, violeta, narciso, petúnia, bromélia.

Perfil dos noivos

Flores da Natureza

O perfil do casal e a personalidade de cada um dos dois apaixonados deve ser notada e sentida quando olhamos para a decoração. Se você tem um espírito mais aventureiro, pode dar uma maior atenção para espécies mais rústicas, encontradas livremente na natureza. Mas cuidado! Tenha atenção para não escolher uma planta que esteja de desacordo com a época do ano e local da cerimônia.

Objetivo da flor

Decoração com flores em casamentos

Outro detalhe extremamente importante é saber qual o objetivo de cada flor. É importante ficar atento para não utilizar a mesma espécie no buquê da noiva e no arco de entrada, por exemplo. As flores servem para dar um toque único e especial aos detalhes, e por isto, não faz sentido “dar o mesmo toque” em arranjos com objetivos diferentes.

Gostou do Espaço Shangrilá? Vem conversar com a gente!

Você pode entrar em contato para tirar dúvidas ou até mesmo marcar uma visita.

logo-shangrila-footer

Copyright 2017 © Todos Direitos Reservados

Por 21bitz