Casamento Bárbara e JB, os votos matrimoniais.

Postado em 07 de agosto de 2019 - Casamentos - 0 Comments

Por Henrique Melo 

 

Oii pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vou falar um pouquinho sobre os votos matrimoniais e mostrar para vocês um dos votos mais lindos ditos no Espaço Shangrilá. 

Durante as cerimônias de casamento, o momento dos votos é sem dúvida um dos mais especiais e emocionantes. É o momento que os noivos proferem palavras carinhosas, contam histórias de como se conheceram e, principalmente, fazem seus votos de amor. 

 

Não existe um protocolo ou uma norma fixa em relação aos votos, e talvez seja essa flexibilidade que o torna leve e descontraído. Muitas vezes os votos são entregues no Dia da Noiva ou no Dia do Noivo, mas quase sempre são lidos na cerimônia. 

Um dos votos mais emocionantes que tivemos o privilégio de presenciar aqui no Espaço Shangrilá aconteceu no casamento da Bárbara e Jean Baptiste, ou como ela carinhosamente o chamava, JB. 

 

Antes de falar do carinho que o casal expressou diante dos familiares, vamos contar a história desse casamento sem igual, que uniu o amor entre duas pessoas de países diferentes: a Bárbara, brasileira de BH e o JB, francês de Chalon sur Saône. O casal estava morando na França durante o planejamento de todo o casamento, mas os pais da noiva, Selma e Magela foram incrivelmente prestativos e atenciosos para garantir que cada detalhe do sonho de sua filha se tornasse real. E assim foi! 

Autêntico em cada elemento da decoração que a noiva preparou artesanalmente; divertido com a dança do casal após a valsa, colorido com uma espetacular queima de fogos e, acima de tudo, um casamento vivo em cada detalhe! E são essas mesmas características que definem os votos da Bárbara para o JB: 

 

“Amor, quem diria que o francesinho intercambista ia virar meu marido? Você chegou assim, do nada, inesperado e voilà que 13 anos depois aqui estamos, CASANDO! Muito legal, né!? 

Quem conhece nossa história sabe que a gente se conheceu nos EUA em 2006, que a gente namorou, que a gente foi embora cada um para seu canto… e que a gente se reencontrou, que a gente gostou de conversar, que deu vontade de se ver, que eu tive medo e que você tomou a iniciativa e veio com a cara e a coragem. E foi tão bom, aí deu vontade de ficar junto e a gente decidiu que queria isso: ficar junto pra sempre, sem distância, nem incerteza (bom, incerteza sempre tem né!?).  

Você, amor, é uma pessoa que me faz querer ser melhor. Me faz sentir amada e querida.  Nos seus olhos eu me sinto linda, sinto que qualquer problema tem jeito, que qualquer tristeza é passageira, que qualquer dor passa.

Você é mais que meu francesinho. Você me dá vontade de ter uma família nossa, de fazer planos juntos, de construir uma vida juntos. Você me dá vontade de viver, de descobrir, de me acalmar, de admirar as coisas sem pressa.

 

E eu nos amo. Mas principalmente eu TE amo. 

Amo seu sorriso e seu olhos pequenos. Amo quase todas as suas piadas, amo como você faz carinho, e como você às vezes parece mais gato que gente. Amo como você é família. Admiro como você se dedica aos que ama. E que quando se dedica, faz as coisas com perfeição, porque você tem prazer em ver quem você ama feliz. Amo também como a gente admite que não é perfeito. Mas amo principalmente como a gente tenta, sempre, ser melhor para o outro. 

Eu sei que os franceses não entenderam quase nada, mas se tem uma coisa que eles deve saber de tudo isso é que je t’aime, amor de ma vie. 

Te amo demais, mon amour.” 

 

O JB não mediu esforços para encantar não só sua noiva como todos os convidados presentes, que ganharam inclusive uma versão dos seus votos traduzida, pois ele fez questão de ler em português para a Bárbara: 

 

“Você tem que saber que eu tomei um tempo gigante para escrever os meus votos: Eu não tinha nenhuma ideia de como fazê-lo: qual estilo tomar, solene ou descontraído, o que eu posso compartilhar com todo esse mundo olhando a gente que se pergunta se o que eu vou falar vai fazê-los rir ou chorar. E eles vão entender meu português? Tantas dúvidas… Então, como cada vez que eu sou confrontado com uma situação em qual eu não consigo tomar uma decisão, decidi recorrer a uma pessoa de confiança e eu perguntei para ele:  OK Google, como escrever votos de casamento?  Ai, eu achei todos tipos de vídeos totalmente loucos: discursos com o tema do futebol, alguns raps, discursos que não davam para entender nada, em mineiro, até o trailer do próximo Spiderman, mas nada que parecia com a gente. E, finalmente, quando comecei a perder toda a esperança, você veio me procurar para repetir a nossa dança. Eu te segurei apertado contra mim, perdido nos seus grandes olhos pretos, e lembrei como era simples de amar você. 13 anos atrás quando nos conhecemos, meu coração já sussurrou em meu ouvido que você era o amor da minha vida e algum dia eu casaria com você. Desde que nos encontramos de novo em 2015, você nunca parou de dá-lo razão. Com você me sinto cada dia mais uma pessoa melhor, que já não lamenta do passado, mas desfruta o presente e espera o futuro com entusiasmo. Assim como eu acompanhei os passos da nossa dança, eu quero acompanhar você sobre os passos da nossa vida de recém-casados, de futuros pais e de amigos para a vida. Amor, obrigado por me fazer descobrir a felicidade ao seu lado e me dar a oportunidade de ficar a seu lado para o resto da minha vida. Eu te amei, eu te amo e eu vou te amar.”

JB também deixou seus votos em francês, para que todos ali presentes conseguissem entender cada sentimento expresso em palavras. 

“Il faut que tu saches que J’ai mis énormément de temps à écrire mes vœux : je ne savais absolument pas comment m’y prendre, quel ton prendre, quel air, solennel ou suis super à l’aise, est-ce que mon discours va être mieux que le tien, et quoi partager face à tous ce monde qui nous regarde et qui se demande si ce que je vais dire va les faire pleurer ou rire. Du coup, comme à chaque fois que je suis confronté à une situation de doute où je ne parviens pas à prendre une décision par moi-même, j’ai décidé de me tourner vers une personne de confiance et je lui ai demandé : « OK Google, comment écrire des vœux de mariage ? » Et là je suis tombé sur toutes sortes de choses complètement folles : des discours sur le thème du football, d’autres en rap, le trailer du prochain spiderman, mais rien qui ne nous ressemble. Et finalement, alors que je commençais à perdre espoir, tu es venu me chercher pour répéter notre danse. Je te tenais serrée contre moi, le regard perdu dans tes grands yeux noirs et je me suis rappelé combien il était simple de t’aimer. Il y a 13 ans, quand nous nous sommes rencontrés, mon cœur me soufflait déjà à l’oreille que tu étais la femme de ma vie et qu’un jour nous nous marierions, et depuis que nous nous sommes retrouvés, tu n’as cessé de lui donner raison. Avec toi je me sens devenir chaque jour une personne meilleure, qui ne regrette plus le passé mais qui savoure le présent et attend le futur avec excitation. Aussi simplement que je t’accompagnais sur les pas de notre danse, je t’accompagnerai sur les pas de notre vie de jeunes mariés, de futurs parents et d’amis pour la vie. Amour, merci de m’avoir fait découvrir le bonheur à tes côtés et de m’offrir d’y rester pour le restant de mes jours. 

Je t’aimais, je t’aime et je t’aimerai.”

E você, já se preparou para declarar seu amor no dia do casamento? Esperamos que essa matéria lhe inspire e que seus votos sejam repletos de amor… 

Créditos de imagens: Bitar & Paiva Fotografia

Gostou do Espaço Shangrilá? Vem conversar com a gente!

Você pode entrar em contato para tirar dúvidas ou até mesmo marcar uma visita.

logo-shangrila-footer

Copyright 2017 © Todos Direitos Reservados

Por 21bitz

WhatsApp chat